quarta-feira, 1 de junho de 2011

Congregação das irmãs Carmelitas Missionárias de Santa Teresa do Menino Jesus

ESPIRITUALIDADE E CARISMA
SER UMA FRATERNIDADE CONTEMPLATIVA E MISSIONÁRIA EMPENHADAS EM FAZER REFLORESCER O CARMELO EM TODAS AS PARTES DO MUNDO, “RESTAURANDO A HUMANIDADE”. EVANGELIZAR MOSTRANDO O ROSTO MISERICORDIOSO DE DEUS A TODOS EM ESPECIAL ÀS CRIANÇAS E JOVENS MAIS NECESSITADOS.

 
Somos as Irmãs Carmelitas Missionárias de Santa Teresinha do Menino Jesus e vivemos o espírito do Carmelo, ao qual somos intimamente ligadas. A nossa Congregação foi agregada à Ordem Carmelita no dia 16 de julho de 1925.
A nossa vocação Carmelita é meditar dia e noite a “Lei do Senhor e caminhar à sua presença”.
Vivemos em comunhão com Ele, inspirando-nos no profeta Elias, na Virgem Maria e em Santa Teresa do Menino Jesus, imitando os nossos Fundadores: a Beata Maria Crucifixa Cúrcio e Padre Lourenço Van den Eerenbeemt.
A nossa Congregação vive dinamicamente o Espírito missionário, respondendo aos desejos e as necessidades da Igreja.
Por isso nos deixamos envolver generosamente, colocando-nos à disposição para ir aos territórios de missão.
Conscientes que a dilatação do Reino de Deus sobre a terra se cumpre antes de tudo com o exemplo da fé. Vivemos o espírito missionário testemunhando Cristo no lugar e no trabalho que a obediência nos confia.

 
 
 
 

A Congregação cultiva a espiritualidade carmelita, com ênfase na Pequena Via de S. Teresinha: confiança e abandono em Deus . Acrescenta-se a esta, a espiritualidade específica de Madre M. Crucifixa E Padre Lourenço, cujos aspectos centrais são os seguintes:
Eucarístico: A Eucaristia é ponto central. Lugar de encontro íntimo e amoroso, purificador, transformador e de identificação com Jesus, para participar da sua Obra Redentora (reparação), para restaurar a imagem de Deus onde ela se encontra deformada = “ restaurar a humanidade ”.
Trinitário: pela Eucaristia chega-se à Trindade, como fruto de um relacionamento de amor.
Mariano: Maria, invocada como “Terna Mãe do Carmelo” é uma Presença , inserida no Mistério Eucarístico e Trinitário. Imprime na espiritualidade da Congregação os valores de ternura e solidariedade com os “pequenos”.

 

PASTORAL VOCACIONAL - UM SERVIÇO PRESTADO AOS JOVENS

 
 



A Pastoral Vocacional é o momento inicial onde se enfatiza a descoberta e a orientação para que a jovem interrogue-se sobre uma vocação especifica, buscando descobrir o seu “lugar e missão na Igreja e no Mundo”.
OBJETIVO GERAL. Oferecer aos jovens a possibilidade de conhecer e fazer experiência da vocação humana e cristã, a fim de que descubram o projeto de Deus sobre eles e respondam com liberdade e consciência ao chamado.
O trabalho é realizado nas seguintes etapas: Despertar, discernir, cultivar ou desenvolver, e acompanhar para opção.
Despertar
Neste caminho, a pastoral vocacional (PV) quer levar todas as pessoas que fazem parte da comunidade cristã a tomar consciência de que são chamadas pelo Pai, por meio de Jesus Cristo, na ação do Espírito, para uma missão bem específica na Igreja.
Esta etapa do despertar acontece progressivamente e simultaneamente em três níveis. Antes de tudo é preciso despertar para a dimensão humana da vocação. Nosso primeiro chamado é para a vida ser pessoa, cultivando aqueles valores que caracterizam o ser humano como tal. Segundo, diz respeito à dimensão cristã da vocação. Trata-se de despertar para a vivencia do compromisso batismal, para o exercício fiel da missão que nasce a partir do batismo que recebemos.
O terceiro, em fim refere-se dimensão eclesial da vocação. È preciso despertar para a concretização do compromisso batismal . Ajudar as pessoas perceberem que não é possível ser cristãos de forma “genérica”, é preciso assumir compromissos concretos. Serviços específicos, dentro da comunidade.
Discernir
O discernimento é o ponto central do acompanhamento: especifica e personaliza, permitindo o esclarecimento e o amadurecimento vocacional. Consiste em um processo vivido pela pessoa que, sentindo-se chamada por Deus e interpelada pelas necessidades do chamado e das respostas com a ajuda de alguém que a acompanhe pessoalmente.
A jovem conhecendo outras propostas, decide ser carmelita missionária.
Acompanhar
Esta etapa tem como objetivo “acompanhar o processo de opção vocacional consciente e livre” da vocacionada È dirigida de modo particular, mesmo que não exclusivo, as jovens que manifestam interesse em abraçar a vida religiosa.
Mediante uma programação específica a jovem que quer ser carmelita missionária é acompanhada para clarear ainda mais a sua opção.
Opção
É o momento significativo no qual a jovem, depois de ter concluído as etapas precedentes e se identificam com o Carisma e a Espiritualidade da Congregação. é encaminhada para iniciar gradualmente uma experiência mais significativa em uma das comunidades.

 

ETAPAS DO ITINERÁRIO FORMATIVO
 


A jovem ingressa nas nossas comunidades e então começa a grande viagem onde vai conhecer mais a vocação, a si mesma, a Igreja, a congregação: vai se encantar ainda mais por Jesus e pelo Reino com a ajuda de uma Irmã que nós chamamos de Formadora, através de um processo gradativo com as seguintes etapas:

 
 

Pré postulantado

Postulantado

Noviciado

Juniorato

Formação contínua
 
ESTE É O PROCESSO QUE FORMA A CARMELITA MISSIONÁRIA DE SANTA TERESA DO MENINO JESUS.
 


Deseja maiores informações? Fale conosco!
 
  Sede Provincial
  Congregação das irmãs Carmelitas Missionárias de Santa Teresa do Menino Jesus
Rua Afonso Rato - 1125 / Mercês / CXP 171 / CEP 38060-040 / Uberaba-MG
Fone: (34) 3332-4525 / Fax: (34) 3312-0688

Nenhum comentário:

Postar um comentário