quinta-feira, 21 de abril de 2011

Hoje o Falando de vocaçao vai apresenta a voces IMSJ


Logotipo do Instituto Missionário São José
Logotipo do IMSJ

   

 O “ Instituto Missionário São José  é uma Sociedade de Vida Apostólica de caráter clerical, de Direito Diocesano, com sede na Diocese de Taubaté – Estado de São Paulo no  Brasil e, como tal, rege-se pelo Código de Direito Canônico no que lhe é específico, gozando de autonomia própria conforme o direito, tanto no governo interno quanto na capacidade de posse e da administração de bens materiais.   
Os membros ao emitirem seus compromissos definitivos para com o Instituto Missionário São José, não professam votos, mas através da assinatura e da  recitação pública da fórmula de compromissos ,conforme  Artigo 108 destas Constituições, ficam juridicamente vinculados ao Instituto Missionário São José. Deverão fazê-lo   ao receberem o Diaconato,  conforme acordo firmado entre o Instituto Missionário São José e o Bispo Diocesano de Taubaté. Os clérigos do Instituto Missionário São José ficam incardinados no mesmo Instituto Missionário.O vínculo que une os membros no Instituto Missionário São José não é o mesmo estado de vida, mas a vivência da finalidade apostólica do mesmo e a ratificação da graça batismal.     
*OBJETIVOS:
O Instituto Missionário São José  tem por objetivo a despertar e incentivar a vivência da missionariedade da Igreja e a responsabilidade de desenvolver e animar a consciência missionária nas Igrejas Particulares.   

O ideal do Instituto Missionário São José é que os seus membros “vivam com intensidade e despertem  nos outros a vida missionária de Cristo, o enviado do Pai, que veio para servir e dar a Vida”. Daí, a disponibilidade total de seus membros na evangelização do povo. Como Cristo saiu do Pai, para realizar sua missão, sem desligar-se do Pai, assim deve ser o ideal de vida do  Instituto Missionário São José:  Ação e Contemplação.   
 Ação: Pela dedicação à atividade missionária da Igreja em qualquer parte do mundo, onde se fizer necessária sua presença, pois seu lema é: “Ir aonde a Igreja necessitar de nós” (At 14, 27028; EN 27).   
 Contemplação: Pela oração, meditação, reflexão e constante revisão de vida, buscando a força do Espírito Santo para a realização concreta do ideal a que nos propomos (AG 25; OT 08-10).   
 Seguindo os passos de seu Fundador Padre Libânio Cicuto que desde cedo começou a trabalhar com a juventude, terreno fértil para o despertar de uma Igreja Missionária. Seu carisma e oratória facilitaram-lhe livre trânsito entre os jovens. Foi alguém que desde muito cedo, desejou o sacerdócio, mas ao conquistá-lo e experimentá-lo no cotidiano, desejava algo mais. O sacerdócio parecia ter gerado uma inquietude permanente em seu coração cada vez mais seduzido pelo despertar missionário. Sonhando com uma Comunidade de Padres Missionários que pudessem auxiliar as dioceses necessitadas de padres, e tendo diante de si um novo cenário da Igreja, proposto pelo Concílio Vaticano II, resolveu dar início a uma obra missionária, sob a proteção de São José de quem sempre foi um grande devoto e de Santa Terezinha do Menino Jesus, a padroeira das missões. Teve como carisma fundacional o seguinte lema:  “ Ir aonde a Igreja necessitar de nós”.Assim no dia 19 de março de 1977 em Potirendaba, pequena cidade do interior do Estado de São Paulo, na Diocese de São José do Rio Preto, nascia o Instituto Missionário São José.

                                  Espiritualidade


MissãoO Instituto  Missionário São José tem como modelo de espiritualidade “o Cristo Missionário” que afirmou: “… saí do Pai e d’Ele venho; não venho por mim mesmo, mas foi Ele quem me enviou” e ainda  “Quem me enviou está comigo, porque faço o que lhe agrada”. Para permanecer unido ao Pai, Cristo realiza sua missão em constante oração, para fazer não a sua vontade, mas a do Pai.(cf. Jo 8,29.42 e Lc 22,42b).
 Os membros do Instituto Missionário São José  pretendem realizar sua missão unidos ao Pai pela oração, para que a vontade d’Ele se cumpra; e unidos aos irmãos pelo amor fraterno para que, através deste exemplo de unidade, o mundo reconheça o amor do Pai.(Cf. Jo 17,23)
  Seja o Missionário de São José, um homem de fé viva, esperança, caridade, oração, testemunho, espírito de sacrifício e de pobreza evangélica para em tudo encarnar o evangelho em sua vida e para melhor testemunhar aquilo que anuncia (cf. AG 24 e 25).
MARCAS DOS MISSIONÁRIOS DE SÃO JOSÉ NAS PARÓQUIAS.
A presença diferenciada dos missionários de São José nas dioceses onde atuam se faz através de uma atuação discreta e eficaz como a ação de São José e da implantação do ardor missionário que tinha Santa Teresinha pela missão universal da Igreja. A partir da partilha de nossas impressões pessoais a cerca da identidade e do carisma dos Missionários de São José, destacamos algumas marcas de nossa atuação na Igreja:
1. O missionário de São José é alguém acolhedor que procura valorizar as pessoas e fazer com que elas se sintam bem em nosso meio, seja em nosso seminário, como em nossas casas paróquias e em nossas paróquias.
2. O missionário de São José é um homem simples que se mistura com o povo, não se separa como alguém escolhido e especial, mas procura se fazer um com as pessoas, participando da sua realidade e do seu cotidiano.
3. O missionário de São José procuraMissão Brasil ser zeloso em tudo que faz, tanto na administração dos bens materiais da paróquia, como na organização das comunidades, pastorais e movimentos e nas celebrações da Igreja.
4. O missionário de São José é aquela pessoa que não rejeita nem escolhe trabalho, mas procura assumir o que for exigência da realidade onde está inserido e abraça a causa que a realidade exige sem se esquecer de olhar no horizonte para além da própria realidade que o envolve. Nesse sentido é um “irmão universal”, pois o seu coração está sintonizado com todas as “as alegrias e sofrimentos” da humanidade.
5. A dimensão missionária da vocação do missionário de São José aparece principalmente na forma como trabalha com as comunidades, procurando valorizar e respeitar o que é próprio de cada uma sem impor sua preferência pastoral ou adesão a um determinado movimento da Igreja.
No que se refere à essência do carisma dos Missionários de São José, constatamos que:
1. O missionário de São José se esforça para valorizar, organizar e animar as pequenas comunidades eclesiais, integrando as pessoas num constante despertar vocacional dos batizados, a fim de que a comunidade se renove na partilha dos diversos dons que cada um possui.
2. O missionário de São José deve ter a preocupação de despertar, apoiar e acompanhar as vocações sacerdotais, religiosas, missionárias e leigas a fim de que todos possam se tornar discípulos missionários de Jesus Cristo. O desejo de que não haja diocese carente de clero deve fazer de nós homens apaixonados pelo trabalho de animação vocacional.
3. O missionário de São José se torna um animador missionário apaixonado pelo Reino de Deus, por isso em tudo que faz, a missão está presente. Mesmo nas atividades mais corriqueiras da paróquia ele deve imprimir a dimensão missionária.  

Vocação

Jovem!!!

Diante de tantos caminhos que a vida lhe oferece, o discernimento da vocação é uma esplêndida caminhada.
Venha…”deixe o seu barco, deixe sua casa” para seguir o caminho de Jesus Cristo sendo um membro de nossa família religiosa!!!
Já pensou que Deus pode ter lhe reservado algo muito maior do que aquilo que você sonhou?  Abandone a sua insegurança e dê o primeiro passo para ser anunciador da Boa Nova de Jesus Cristo. A  Missão é exigente e ao mesmo tempo encantadora. Dar uma resposta ao chamado de Cristo faz-se urgente.
Venha você ser um Missionário de São José.
COMUNIQUE CONOSCO:
Secretariado Vocacional Missionário
Caixa Postal 273
12010-970 Taubaté SP
Rua João Miguel dos Santos, 171
Independência – CEP 12040-750
Taubaté – SP – Tel/fax.: (12) 3682-1429
E-mail: msjtaubate@uol.com.br
                                                                           Deixe seu cometario sobre este blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário